• +(84) 3211-4144
  • contato@saern.org.br

SBA 2020: Atualização na diretriz da anestesia regional em uso de anticoagulantes

SBA 2020: Atualização na diretriz da anestesia regional em uso de anticoagulantes

Resumo saern anestesia

Os padrões evolutivos para a prevenção do tromboembolismo venoso perioperatório e a introdução de medicações antitrombóticas cada vez mais potentes resultaram em preocupações com o aumento do risco de sangramento neuroaxial.

Após o consenso da Sociedade Brasileira de Anestesiologia em 2014, novos medicamentos anticoagulantes orais foram aprovados pelas instituições reguladoras internacionais, assim como pela ANVISA.

As sociedades que buscam abordar o manejo perioperatório desses fármacos apresentam recomendações conflitantes. Em resposta a essas questões e à necessidade de uma abordagem mais racional, as condutas foram atualizadas nesta revisão narrativa e feitas declarações de consenso.


Portanto, foram projetadas para encorajar a assistência ao paciente de forma segura e de qualidade, mas não podem garantir um resultado específico. Tal como acontece com qualquer recomendação de orientação clínica, estas estão sujeitas a revisão com o conhecimento de avanços específicos de complicações.

Enfim, o objetivo foi avaliar aspectos da segurança em anestesia e analgesia regional em pacientes em uso de medicações antitrombóticas, tais como: possíveis complicações decorrentes da técnica; fatores de risco associados ao hematoma espinhal, estratégias de prevenção, diagnóstico e tratamento; intervalo seguro para suspensão e reinício da medicação após o bloqueio regional.


© 2020 Sociedade Brasileira de Anestesiologia. Publicado por Elsevier Editora Ltda. Este é um artigo Open Access sob uma licença CC BY-NC-ND (
http://creativecommons.org/licenses/bync-nd/4.0/)

Acesse o artigo completo clicando abaixo

SBA-2020-Diretriz-na-anestesia-com-uso-de-anticoagulante-.pdf

REVISÃO DAS RECOMENDAÇÕES PARA RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR (RCP) EM PACIENTES COM COVID-19

REVISÃO DAS RECOMENDAÇÕES PARA RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR (RCP) EM
PACIENTES COM COVID-19


Sociedade de Anestesiologia do Rio Grande do Norte (SAERN), Cooperativa de Anestesiologia do Rio Grande do Norte.


Autores:

Vinicius Fernando da Luz1, Wallace Andrino Silva2.


1. Anestesiologista. Residência médica FMUSP, Doutorado FMUSP, Aperfeiçoamento em pesquisa clínica –
Harvard, MBA em saúde FGV, Instrutor de ACLS American Heart Association.
2. Anestesiologista. Residência médica FMUSP, Doutorado FMUSP, Título Superior de Anestesiologia – SBA, Instrutor de ACLS
American Heart Association.

 

Para acessar o documento completo clique abaixo

PROTOCOLO RCP COVID 2019 rev

SEDAÇÃO EM PACIENTE CRÍTICO GUIA DE CONSULTA RÁPIDA – Atualização

A SAERN e HUOL elaboraram um guia de consulta rápida para auxiliar na sedação contínua de pacientes críticos.

Desta-se a necessidade de uso de fármacos alternativos devido à escassez de algumas medicações no cenário atual de pandemia.

Acesse a versão atualizada em 23 de junho de 2020, abaixo.

GUIA CONSULTA RÁPIDA HUOL e SAERN 23junho

“Estudo transversal sobre o impacto na rotina dos anestesiologistas durante a pandemia da COVID-19 no Brasil”

Prezado colega anestesiologista,

Você está sendo convidado(a) a participar da pesquisa intitulada “Estudo transversal sobre o impacto na rotina dos anestesiologistas durante a pandemia da COVID-19 no Brasil”, conduzida pelos anestesiologistas Frederico de Lima Jacy Monteiro, Luiz Guilherme Villares da Costa e Fábio de Vasconcelos Papa.

O objetivo primário do estudo é a avaliação transversal de características demográficas e epidemiológicas dos anestesiologistas atuantes no Brasil, relacionados aos impactos decorrentes da pandemia por COVID-19 em termos financeiros, operacionais e de saúde.
Sua participação é muito importante e contribuirá para o mapeamento de medidas reativas e preventivas adotadas pelos anestesiologistas no enfrentamento à crise econômica e sanitária.

Caso deseje participar, o(a) sr(a) será direcionado(a) para uma página contendo o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, Termo de Confidencialidade e o questionário.

O questionário pode ser respondido em menos de 5 minutos.

Acesse clicando aqui

Contamos com a sua participação!

SEDAÇÃO EM PACIENTE CRÍTICO GUIA DE CONSULTA RÁPIDA

A SAERN e HUOL elaboraram um guia de consulta rápida para auxiliar na sedação contínua de pacientes críticos.

Desta-se a necessidade de uso de fármacos alternativos devido à escassez de algumas medicações no cenário atual de pandemia.

GUIA CONSULTA RÁPIDA SAERN

Mudanças na ressuscitação cardiopulmonar em pacientes com COVID -19

A SAERN e Coopanestrn realizaram no dia 09/04, o segundo webinar com o objetivo de informar sobre ANESTESIA E A COVID-19.
O nosso convidado desta edição é o Dr Vinícius Fernando da Luz. MD, PhD, MBA e Instrutor de ACLS.

 

 

 

 

 

webinar: Intubação Orotraqueal e COVID-19. Como proceder?

Com o intuito de padronizar a conduta no manejo de via aérea ​pelos médicos anestesistas ​adaptando os protocolos nacionais e internacionais à realidade de nosso Estado. O Comitê SAERN/Coopanest-RN desenvolveu um protocolo de enfrentamento à pandemia de COVID-19.

O webinar foi ministrado por Dr Wallace Andrino, Diretor Científico da SAERN.
Gravado no  dia 03 de Abril de 2020.

Material de apoio citado durante o webinar.

INTUBAÇÃO OROTRAQUEAL E COVID-19: COMO PROCEDER?

Barrier Enclosure during Endotracheal Intubation

Expert Recommendations for Tracheal Intubation

MEDIDAS DA CAIXA ACRÍLICA

Delayed sequence intubation: is it ready for prime time?

Consensus statement: Safe Airway Society principles of airway management and tracheal

The Medical Journal of Australia – Preprint only

 

Protocolo manejo de via aérea coronavírus (COVID-19)

Última revisão em 30/03/2020

 Esse protocolo foi desenvolvido pelo Comitê SAERN/Coopanest-RN de enfrentamento à pandemia de COVID-19 no intuito de padronizar a conduta no manejo de via aérea pelos médicos anestesistas adaptando os protocolos nacionais e internacionais à realidade de nosso
Estado.

Acesse o documento completo AQUI

O coronavírus e o anestesiologista

A SBA, constantemente preocupada com o bem-estar dos pacientes e dos médicos e em consonância com as autoridades e os especialistas nacionais e internacionais, vem atualizar as recomendações anteriormente divulgadas [RECOMENDAÇÕES CORONAVÍRUS – DIRETRIZES PROVISÓRIAS], publicadas em 29/1/2020 (https://www.sbahq.org/ebook/), acerca da prevenção do contágio pelo novo coronavírus (COVID 19). De acordo com a literatura mundial, a pandemia de coronavírus – COVID-19 – está em rápida evolução, com modificações frequentes na situação, o que pode alterar essas recomendações. 

Confira o documento completo aqui

 

Segundo Episódio do SaernCast

Vamos começar 2020 com um bate-papo sobre desafios e possibilidades da profissão de anestesiologista, com Dr Vinícius Luz que é médico anestesiologista, formado pela UFRN, especialização e doutorado na USP e MBA pela FGV em Gestão de Saúde; e atualmente é o Diretor Financeiro da CoopanestRN.

O segundo episódio do SaernCast está no ar. E ainda guarda outras novidades, temos uma breve apresentação da Profa Juliana Vieira que irá palestrar sobre  Hospitalidade – dia 15 de janeiro, posse da no diretoria  biênio 2020/2021 – na Sede da SAERN.

Ainda temos dica cultural e causos da anestesiologia. Se eu fosse você, ouvia agora mesmo.

Ouça sua plataforma preferida, estamos no Dezzer e Spotify.

123