Prezado (a) Associado (a),
Considerando o agravamento da pandemia Covid-19 em todo o território nacional, determinando o aumento da internação em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
anestesia em situações de escassez no contexto da pandemia Covid-19.
A Jornada Norte-Nordeste de Anestesiologia, a JONNA 2021, rompeu divisas, fronteiras, atravessou o oceano e ganhou o mundo.
Nos tornamos um evento digital que trará para você mais de 40 horas de transmissão ao vivo sobre temas relevantes para a Anestesiologia.
Uma plataforma específica para eventos digitais vai proporcionar conexões entre anestesistas do Brasil, Austrália, Estados Unidos e Canadá. Profissionais que vão trocar experiências, discutir casos e ampliar conhecimento sem precisar sair de casa.
A informação virá até você de forma dinâmica e ágil.
Não fique de fora. Participe. Inscrições pelo www.jonna2021.com.br
Acompanhe a Programação do Evento clicando PROGRAMACAO JONNA 2021 ONLINE
JONNA 100% digital, uma jornada de conexão mundial.
Em 4 de dezembro de 2020, os membros da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), Dr Daniel Queiroz (RJ) e Dr Rodrigo Alves (BA), realizaram a vistoria no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) para o credenciamento da residência médica em anestesiologia.
O Centro de Ensino e Treinamento (CET) HUOL contará com 4 vagas em 2021 reconhecidas pela SBA – Sociedade Brasileira de Anestesiologia. Dessa forma, o CET terá como responsável o Dr. Wallace Andrino e como instrutores credenciados os Dr. Rafael Klenio Confessor e Dr. Arthur Halley.
Trata-se de uma grande conquista para a Sociedade de Anestesiologia do Rio Grande do Norte.
O Laboratório Cristália, indústria farmacêutica, farmoquímica e de biotecnologia de capital 100% nacional, criou um portal exclusivo para médicos com o objetivo de prestar informações sobre tromboembolismo, ocorrência que ficou em evidência em função da pandemia da Covid-19, mas que pode ocorrer em qualquer fase da vida. O portal www.falandosobretrombose.com.br será lançado em 13 de outubro, Dia Mundial da Trombose, e é voltado para médicos, especialmente cirurgiões.
O tromboembolismo venoso é uma condição que ocorre devido à formação de um coágulo dentro de uma veia profunda, sendo mais frequente em membros inferiores. Embora seja uma condição grave que ocorre especialmente durante cirurgias ou em períodos em que os pacientes permanecem longo tempo acamados, pode ser prevenida ou tratada com a utilização de anticoagulantes. O portal criado pelo Cristália tem como objetivo difundir informações científicas para médicos sobre prevenção e tratamento.
“Decidimos criar uma plataforma de educação à distância que pode ser utilizada por médicos de diferentes especialidades, com destaque para Cardiologia, Ginecologia, Cirurgia Geral e Vascular, Ortopedia e Cirurgia. A plataforma mantém o foco em abordar o tromboembolismo venoso e suas comorbidades correlatas de uma forma objetiva e dinâmica, a partir da expertise de profissionais de destaque em seus campos de atuação”, explica Ricardo Pacheco diretor Geral do Laboratório
Os temas da plataforma são abordados em forma de vídeo e estudos por médicos especialistas. Para o lançamento, em 13 de outubro, será realizado um webinar com a presença do Dr. Jawed Fareed. Um dos maiores especialistas mundiais no tema, Dr. Fareed é professor da Universidade de Loyola (Flórida, EUA) e tem inúmeros estudos publicados. Foi convidado também um dos maiores especialistas brasileiros em tromboembolismo, o Dr. Eduardo Ramacciotti, pós-doutor pela University of Michigan, Doutor em Cirurgia Vascular pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Mestre em Técnicas Operatórias e Cirurgia Experimental pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
“Com essa iniciativa, especialistas e demais interessados terão mais do que conteúdos consistentes e bem fundamentados para acesso de qualquer dispositivo e em qualquer horário, terão uma experiência diferenciada, otimizada e agregadora para a sua carreira médica”, finaliza Ricardo Pacheco.
O portal conta com uma área com estudos médicos e os conteúdos que podem ser acessados com exclusividade por profissionais que se cadastrarem.
Os padrões evolutivos para a prevenção do tromboembolismo venoso perioperatório e a introdução de medicações antitrombóticas cada vez mais potentes resultaram em preocupações com o aumento do risco de sangramento neuroaxial.
Após o consenso da Sociedade Brasileira de Anestesiologia em 2014, novos medicamentos anticoagulantes orais foram aprovados pelas instituições reguladoras internacionais, assim como pela ANVISA.
As sociedades que buscam abordar o manejo perioperatório desses fármacos apresentam recomendações conflitantes. Em resposta a essas questões e à necessidade de uma abordagem mais racional, as condutas foram atualizadas nesta revisão narrativa e feitas declarações de consenso.
Portanto, foram projetadas para encorajar a assistência ao paciente de forma segura e de qualidade, mas não podem garantir um resultado específico. Tal como acontece com qualquer recomendação de orientação clínica, estas estão sujeitas a revisão com o conhecimento de avanços específicos de complicações.
Enfim, o objetivo foi avaliar aspectos da segurança em anestesia e analgesia regional em pacientes em uso de medicações antitrombóticas, tais como: possíveis complicações decorrentes da técnica; fatores de risco associados ao hematoma espinhal, estratégias de prevenção, diagnóstico e tratamento; intervalo seguro para suspensão e reinício da medicação após o bloqueio regional.
© 2020 Sociedade Brasileira de Anestesiologia. Publicado por Elsevier Editora Ltda. Este é um artigo Open Access sob uma licença CC BY-NC-ND (http://creativecommons.org/licenses/bync-nd/4.0/)
Acesse o artigo completo clicando abaixo
SBA-2020-Diretriz-na-anestesia-com-uso-de-anticoagulante-.pdf
REVISÃO DAS RECOMENDAÇÕES PARA RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR (RCP) EM
PACIENTES COM COVID-19
Sociedade de Anestesiologia do Rio Grande do Norte (SAERN), Cooperativa de Anestesiologia do Rio Grande do Norte.
Autores:
Vinicius Fernando da Luz1, Wallace Andrino Silva2.
1. Anestesiologista. Residência médica FMUSP, Doutorado FMUSP, Aperfeiçoamento em pesquisa clínica – Harvard, MBA em saúde FGV, Instrutor de ACLS American Heart Association.
2. Anestesiologista. Residência médica FMUSP, Doutorado FMUSP, Título Superior de Anestesiologia – SBA, Instrutor de ACLS American Heart Association.
Para acessar o documento completo clique abaixo
A SAERN e HUOL elaboraram um guia de consulta rápida para auxiliar na sedação contínua de pacientes críticos.
Desta-se a necessidade de uso de fármacos alternativos devido à escassez de algumas medicações no cenário atual de pandemia.
Acesse a versão atualizada em 23 de junho de 2020, abaixo.
Prezado colega anestesiologista,
Você está sendo convidado(a) a participar da pesquisa intitulada “Estudo transversal sobre o impacto na rotina dos anestesiologistas durante a pandemia da COVID-19 no Brasil”, conduzida pelos anestesiologistas Frederico de Lima Jacy Monteiro, Luiz Guilherme Villares da Costa e Fábio de Vasconcelos Papa.
O objetivo primário do estudo é a avaliação transversal de características demográficas e epidemiológicas dos anestesiologistas atuantes no Brasil, relacionados aos impactos decorrentes da pandemia por COVID-19 em termos financeiros, operacionais e de saúde.
Sua participação é muito importante e contribuirá para o mapeamento de medidas reativas e preventivas adotadas pelos anestesiologistas no enfrentamento à crise econômica e sanitária.
Caso deseje participar, o(a) sr(a) será direcionado(a) para uma página contendo o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, Termo de Confidencialidade e o questionário.
O questionário pode ser respondido em menos de 5 minutos.
Contamos com a sua participação!
A SAERN e HUOL elaboraram um guia de consulta rápida para auxiliar na sedação contínua de pacientes críticos.
Desta-se a necessidade de uso de fármacos alternativos devido à escassez de algumas medicações no cenário atual de pandemia.